Rio das Ostras realiza “Dia D” da Saúde neste sábado, 23
Mutirão garante vacinação contra HPV e Dengue, consultas médicas, saúde bucal e outros serviços em diferentes unidades de Rio das Ostras neste sábado (23).

Profissionais de saúde de Rio das Ostras preparados para o atendimento durante o Dia D, que acontece neste sábado, 23, em diversas unidades do município. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado, 23 de agosto, o “Dia D” da Saúde, com atendimento ampliado em diversas unidades do município. A ação acontece das 8h às 17h e tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços essenciais e fortalecer a Atenção Primária à Saúde.
Estarão abertas as unidades da Estratégia de Saúde da Família de Cidade Praiana, Nilson Marins (Cidade Beira Mar), Recanto, Nova Cidade, Dona Edmeia (Nova Esperança), Cláudio Ribeiro e Âncora, além da Unidade Básica de Saúde do Jardim Mariléa e do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente – NASCA.
Serviços oferecidos
Durante o “Dia D”, os moradores terão acesso a:
Vacinação de rotina para todas as faixas etárias, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação;
Vacinas contra HPV e Dengue;
Consultas médicas e de enfermagem (agendadas e de demanda espontânea);
Atendimento em saúde bucal;
Sala de curativos e outros procedimentos.
Foco na juventude
No NASCA, haverá ainda atendimento para reduzir a fila de espera em neuropediatria e pediatria geral, com prioridade para o primeiro atendimento de crianças e adolescentes.
A vacinação contra o HPV em dose única é um dos destaques da mobilização, destinada a meninas e meninos de 9 a 14 anos. Até dezembro, o Ministério da Saúde ampliará a faixa etária para jovens de 15 a 19 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Vacina contra a Dengue
Outro ponto fundamental é a imunização contra a Dengue, disponível pelo SUS. Estudos apontam que a aplicação simultânea das vacinas contra HPV e Dengue é segura e ajuda a otimizar a cobertura vacinal, ampliando a proteção da comunidade.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o “Dia D” é um esforço coletivo para reduzir demandas reprimidas, melhorar o acesso da população aos serviços de saúde e reforçar a importância da prevenção.