Rio das Ostras comemora sétimo aniversário da Patrulha Maria da Penha
Evento realizado na Câmara Municipal destacou avanços na defesa dos direitos das mulheres e entregou novas viaturas ao grupamento.

Cerimônia celebrou os sete anos da Patrulha Maria da Penha em Rio das Ostras, com palestras e entrega de novas viaturas.
A Prefeitura de Rio das Ostras celebrou, na quarta-feira (15), o sétimo aniversário de criação da Patrulha Maria da Penha, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal, no bairro Verdes Mares, e reuniu representantes de Patrulhas Maria da Penha de outros municípios, além de autoridades locais.
A programação contou com palestras e debates sobre a atuação das Patrulhas Maria da Penha (PMAPE) e os avanços obtidos na proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.
A inspetora Tamiris Miranda, responsável pela Patrulha Maria da Penha em Rio das Ostras, destacou o pioneirismo do projeto e os resultados alcançados no enfrentamento à violência contra a mulher.
“A gente ‘mete a colher’, sim, em briga de casal para impedir que as mulheres tenham seus direitos violados pelos agressores. Meter a colher é simbolicamente intervir para ajudar, para manter uma mulher viva”, afirmou Tamiris, reforçando o tema do evento: “Mãos que protegem, braços que acolhem”.

Novas viaturas reforçam o patrulhamento
Durante o evento, a Prefeitura entregou duas novas viaturas para fortalecer o trabalho da Patrulha Maria da Penha no município, ampliando as ações de monitoramento e acolhimento das vítimas.
A cerimônia contou com a presença da secretária de Gestão Pública, Márcia Almeida; do secretário de Segurança Pública, Carlos Menegasi; e do secretário de Assistência Social, Carlos Correia, além do vereador Uderlan Hespanhol, integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal.
Também estiveram presentes o Juiz da Comarca de Rio das Ostras, Henrique Assumpção Rodrigues; a Defensora Pública Raquel de Oliveira Pinheiro; o delegado da 128ª DP, Adriano Leal; a Ouvidora Estadual da Mulher e representante da OAB, Esmeralda Paes Maciel Lima; e a coordenadora Clécia de Andrade, da Secretaria de Assistência Social.

Sobre a Patrulha Maria da Penha
Criada para garantir a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), a Patrulha Maria da Penha é um grupamento da Guarda Civil Municipal que atua na proteção, prevenção e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, especialmente aquelas com medidas protetivas de urgência.
O trabalho desempenhado ao longo desses sete anos reforça o compromisso do município em promover a segurança, o acolhimento e a autonomia das mulheres.