Rio das Ostras promove mobilização pela Campanha Outubro Verde e Rosa nesta terça (21)
Evento na Praça José Pereira Câmara terá testes rápidos, distribuição de material educativo e orientações sobre prevenção de câncer e ISTs.

Ação do Outubro Verde e Rosa mobiliza equipes de saúde e população em Rio das Ostras nesta terça (21). Foto: Akilla Ribeiro
A Prefeitura de Rio das Ostras segue fortalecendo as ações da campanha Outubro Verde e Rosa, que une a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero à luta contra a sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Nesta terça-feira (21), das 9h às 17h, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão na Praça José Pereira Câmara, no Centro, com atividades educativas e realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
As ações fazem parte de uma ampla mobilização promovida pela Prefeitura, em parceria com a ONG AVISA e a Pastoral da Aids, reforçando o compromisso do Município com a prevenção e diagnóstico precoce de doenças que afetam diretamente a saúde da população.
Durante o evento, profissionais de saúde estarão à disposição para orientar os moradores sobre os cuidados necessários, formas de prevenção e importância do tratamento correto e precoce. Haverá também distribuição de materiais informativos sobre o câncer de mama, de colo de útero e ISTs.
Os testes rápidos serão realizados nas dependências da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em frente à praça.
O Outubro Verde e Rosa também conta com uma série de atividades realizadas nas unidades básicas de saúde e Estratégias de Saúde da Família, voltadas tanto para o público quanto para os profissionais da rede municipal. No último dia 4, por exemplo, o Centro de Saúde da Extensão do Bosque promoveu um mutirão de atendimentos com coleta de preventivo, consultas ginecológicas, testagens rápidas e orientações nutricionais, além de práticas integrativas de saúde.
A programação incluiu ainda a capacitação de profissionais e estudantes da área da saúde. No dia 1º, foi realizado o Simpósio “Manejo da Sífilis e Prevenção do Câncer de Colo de Útero com Teste de DNA-HPV”, em parceria com o Departamento de Enfermagem da UFF e a Faculdade de Enfermagem da UERJ.
No dia 14, outro destaque foi o treinamento sobre a Plataforma Salus, sistema on-line que auxilia no monitoramento dos casos de sífilis no município, reforçando o compromisso de Rio das Ostras com o uso de tecnologia e informação a serviço da saúde pública.
“A mobilização é uma forma de aproximar a população dos serviços de saúde e conscientizar sobre o diagnóstico precoce, que pode salvar vidas”, destacou a equipe organizadora da campanha.