Rio das Ostras conquista R$ 23 milhões do PAC Federal para prevenção de alagamentos
Recursos do Programa de Aceleração do Crescimento serão aplicados na revitalização de bacias de detenção e no fortalecimento do sistema de drenagem do município.

Maycon Prata, presidente do SAAE, explica que as melhorias na estrutura resultam em benefícios para a população. Foto: Jorge Ronald.
Rio das Ostras garantiu um importante investimento federal de R$ 22,7 milhões por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), destinado a ações de prevenção de alagamentos e melhoria do sistema de drenagem urbana. O recurso foi obtido graças ao trabalho da Prefeitura em captar verbas voltadas para obras estruturais e de impacto direto na qualidade de vida da população.
O projeto de intervenção nos sistemas de drenagem, inscrito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) dentro do eixo “Cidades Sustentáveis e Resilientes”, prevê a revitalização total das bacias de detenção de águas pluviais — conhecidas popularmente como piscinões — localizadas na Cidade Beira Mar.
As melhorias contemplarão também as localidades de Serramar, Cidade Praiana, Jardim Campomar, Recanto, Extensão do Bosque, Operário e Balneário Remanso, todas influenciadas pelo Canal do Medeiros. O investimento inclui a reforma das bacias existentes, modernização dos dispositivos de drenagem e implantação de um sistema de monitoramento hidrometeorológico no canal.
“Esses recursos são um importante reforço em nossas ações de recuperação da nossa cidade e em nosso objetivo de cuidar das pessoas e planejar o futuro de forma responsável. Investir em infraestrutura e drenagem representa proteger famílias que sofrem com enchentes”, destacou o prefeito Carlos Augusto Balthazar.
O prefeito esteve recentemente em Brasília, reunido com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e o deputado federal Gutemberg Reis, para discutir novos projetos e agradecer o apoio do presidente Lula pelas verbas destinadas ao município.
Segundo o presidente do SAAE, Maycon Prata, a conquista reforça o compromisso da gestão municipal com o planejamento urbano sustentável.
“Desde o início da gestão, seguimos buscando investimentos para reduzir alagamentos e estruturar melhor o município. Essa conquista representa mais qualidade de vida, eficiência no sistema de drenagem e preservação dos nossos recursos hídricos”, completou.
Com o investimento, Rio das Ostras dá mais um passo na construção de uma infraestrutura moderna, sustentável e preparada para enfrentar os desafios climáticos dos próximos anos.