Alunos do CEMAEE participam de Olimpíada da Pessoa com Deficiência
Competição foi realizada em Volta Redonda no fim de semana

Rio das Ostras marcou presença em mais uma iniciativa de apoio ao esporte, à inclusão e à cidadania. Alunos do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) Padre João Machado Evangelho, ligado à Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, participaram da Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede), em Volta Redonda. A competição, realizada no fim de semana, é considerada um dos maiores eventos esportivos do gênero do Brasil.
Seis alunos riostrenses participaram da Olimpíada, nas modalidades atletismo - arremesso de peso e natação. Todos ganharam medalhas de participação.
“Neste ano, abrimos atendimentos complementares de paraesporte pela importância do desenvolvimento das habilidades nos alunos por meio do esporte. A participação dos alunos foi muito importante, pois gera engajamento entre os familiares e possibilita o desenvolvimento desses alunos a partir de diversos estímulos”, destacou a diretora do CEMAEE, Ana Paula Portugal.
O CEMAEE esteve entre as 120 instituições participantes do evento, com 50 cidades de três estados (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), além do Distrito Federal.

Educação Inclusiva – O CEMAEE atua no contraturno escolar, com 14 Salas de Recursos Multifuncionais específicas e atividades complementares. Os espaços atendem a estudantes com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, deficiências múltiplas, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas-habilidades/superdotação.
O atendimento é voltado para alunos desde a creche até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). São oferecidas atividades de Estimulação Precoce, Comunicação Alternativa/Aumentativa (CAA), Braille, LIBRAS, Sala Maker, Laboratórios de Aprendizagem e da Casa da Vida Independente.
O CEMAEE disponibiliza também atendimentos complementares de psicomotricidade, paraesporte e atividades aquáticas, além do suporte aos pais e responsáveis por meio de oficinas, palestras, rodas de conversa e vivências.