Projeto de Mentoria Artística de Rio das Ostras inspira outros municípios
Iniciativa da Fundação Rio das Ostras de Cultura se torna exemplo de valorização do artesanato e da identidade cultural, inspirando ações em outros municípios fluminenses.

Rodrigo Pontes, idealizador do Projeto de Mentoria Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura, apresenta sua metodologia em Maricá, destacando a importância da identidade cultural no artesanato. Foto: Divulgação / FROC
A iniciativa de valorização do artesanato e fortalecimento da identidade cultural, desenvolvida pela Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), vem ganhando destaque além das fronteiras do município. O Projeto de Mentoria Artística, idealizado pelo artista plástico Rodrigo Pontes, tornou-se referência para outras cidades do Estado do Rio de Janeiro.
Atendendo a um convite da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno de Maricá, Rodrigo ministrou, no dia 1º de outubro, a palestra “Identidade Cultural no Artesanato”, no Polo Itaipuaçu. A capacitação reuniu artesãos locais e reforçou a importância da cultura como ferramenta de desenvolvimento econômico, social e pessoal.
O evento foi resultado de uma parceria entre as Prefeituras de Rio das Ostras e Maricá, por meio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, e representa um intercâmbio de experiências que estimula a criação de produtos artesanais com identidade própria e conexão com o território.
Segundo Rodrigo Pontes, o objetivo da Mentoria Artística é “estimular o artesão a se reconhecer como artista, resgatar suas raízes e traduzir a história local em suas criações, fortalecendo a identidade cultural de Rio das Ostras”.
O projeto, que tem transformado a produção artesanal no município, agora se expande como exemplo de política pública voltada à economia criativa e ao reconhecimento do valor cultural do artesanato fluminense.