/apidata/imgcache/388d7587e467348c3f4dca6efe21f319.png
/apidata/imgcache/4d88aea5b02d4f4dda0cb2d3fc7a3c4c.png
/apidata/imgcache/cbbac0633acb4d9d752b51ff3ac6a0dd.png

Projeto de Mentoria Artística de Rio das Ostras inspira outros municípios

Iniciativa da Fundação Rio das Ostras de Cultura se torna exemplo de valorização do artesanato e da identidade cultural, inspirando ações em outros municípios fluminenses.

Atualizado em 08/10/2025 às 11:10, por Ricardo Marcogé.

Projeto de Mentoria Artística de Rio das Ostras inspira outros municípios

Rodrigo Pontes, idealizador do Projeto de Mentoria Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura, apresenta sua metodologia em Maricá, destacando a importância da identidade cultural no artesanato. Foto: Divulgação / FROC

A iniciativa de valorização do artesanato e fortalecimento da identidade cultural, desenvolvida pela Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc), vem ganhando destaque além das fronteiras do município. O Projeto de Mentoria Artística, idealizado pelo artista plástico Rodrigo Pontes, tornou-se referência para outras cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Atendendo a um convite da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno de Maricá, Rodrigo ministrou, no dia 1º de outubro, a palestra “Identidade Cultural no Artesanato”, no Polo Itaipuaçu. A capacitação reuniu artesãos locais e reforçou a importância da cultura como ferramenta de desenvolvimento econômico, social e pessoal.

/apidata/imgcache/e5afb2261aa15a9f4639745a4bc38fc6.png

O evento foi resultado de uma parceria entre as Prefeituras de Rio das Ostras e Maricá, por meio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, e representa um intercâmbio de experiências que estimula a criação de produtos artesanais com identidade própria e conexão com o território.

Segundo Rodrigo Pontes, o objetivo da Mentoria Artística é “estimular o artesão a se reconhecer como artista, resgatar suas raízes e traduzir a história local em suas criações, fortalecendo a identidade cultural de Rio das Ostras”.

O projeto, que tem transformado a produção artesanal no município, agora se expande como exemplo de política pública voltada à economia criativa e ao reconhecimento do valor cultural do artesanato fluminense.