“Foi por amor?” provoca reflexão em tragicomédia musicada sobre amor e violência
Espetáculo gratuito estreia em Rio das Ostras, dia 25 de outubro, proporcionando arte e debate social

Espetáculo acontece na Praça José Pereira Câmara, no Centro. Foto: divulgação
A peça “Foi por Amor?” – uma tragicomédia musicada vai ocupar a praça José Pereira Câmara, em Rio das Ostras, no dia 25 de outubro. O espetáculo levará a reflexão da violência contra a mulher em espaço aberto e é a estreia do primeiro espetáculo de rua do Núcleo de Experimentos Cênicos – NEC. A apresentação é gratuita e conta com tradução de um intérprete de libras, reforçando o compromisso da produção com a acessibilidade e a democratização da cultura.
Mais do que entreter, a obra propõe uma reflexão urgente sobre a violência contra a mulher e o feminicídio. Com humor, poesia e crítica, o espetáculo conduz o espectador por uma narrativa que mistura emoção e denúncia, sem perder o tom lúdico e popular. Ao levar o tema para as ruas, o NEC busca aproximar a arte da realidade cotidiana e estimular o debate público em um ambiente de celebração.
“Foi Por Amor?” faz do riso uma ferramenta de questionamento e da música um instrumento de resistência. A encenação recria o espírito dos cortejos e das apresentações populares, envolvendo o público em uma atmosfera que mescla festa e consciência social. A tragicomédia, ambientada no espaço público, convida o espectador a pensar sobre as distorções do afeto e os limites da paixão.
O projeto é realizado a partir do Edital de Chamamento Público nº 003/2025 – Edital União, referente à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022).
SINOPSE – O espetáculo apresenta um julgamento absurdo em que a Justiça se revela cega, surda e cúmplice da barbárie. A obra não busca respostas definitivas sobre o amor, mas provoca o público com uma pergunta essencial: “Foi por amor?”. Entre o riso e o incômodo, o NEC transforma o espaço urbano em lugar de reflexão e pertencimento.
Baseada no texto “Foi Por Amor!”, de Eduardo Moreira e Antônio Edson, fundadores do conhecido Grupo Galpão, a montagem traz uma versão inédita e adaptada, com inserções de textos de Manuel Bandeira e de Yuri Negreiros, que também assina a dramaturgia. A proposta une teatro, música e festa popular, inspirada nas manifestações tradicionais brasileiras para transformar o espaço urbano em cenário vivo e pulsante. “A ideia é fazer do encontro entre artista e público uma experiência coletiva e transformadora”, conta Yuri.
Segundo o diretor Yuri Negreiros, “todo artista é um cidadão de sua aldeia, e esse trabalho reflete o esvaziamento do espaço urbano das cidades do interior. Esse espaço da rua é formador de um pensamento e não deve ser perdido. Dessa forma, esse espetáculo busca ao mesmo tempo encontrar o público e trazê-lo de volta à rua”.
FICHA TÉCNICA - Direção e dramaturgia: Yuri Negreiros; Preparação vocal: Diogo Xavier; Elenco: Ciça Lenaz, Lukas Rangel, Luana Correa, Miguel Bento e Rennan Magalhães; Produção: Luisa Pasquali; Design: Peterson Feroli.
SERVIÇO:
Espetáculo “Foi Por Amor?” – uma tragicomédia musicada
Data: 25 de outubro (sábado)
Horário: 17h
Local: Praça José Pereira Câmara, Centro – Rio das Ostras
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre
Acessibilidade: apresentação com interpretação em Libras