/apidata/imgcache/2bc9e3736cab84a3eacdcbe9c9eb5a4c.png
/apidata/imgcache/47b6d87534a2b741cf32a581bed79bdc.png
/apidata/imgcache/4d88aea5b02d4f4dda0cb2d3fc7a3c4c.png

Outubro Verde e Rosa tem lançamento oficial em simpósio para profissionais de saúde

Evento reuniu gestores municipais e especialistas da Prefeitura de Rio das Ostras, UFF e UERJ.

Atualizado em 02/10/2025 às 12:10, por Ricardo Marcogé.

Outubro Verde e Rosa tem lançamento oficial em simpósio para profissionais de saúde

Campanha segue com grande mobilização no sábado, dia 4. Foto: Alexandre Leite (UERJ)

A promoção da Saúde e a prevenção de doenças começam com informação e conhecimento. Com base nessa premissa, Rio das Ostras realizou o lançamento oficial do Outubro Verde e Rosa – campanha em torno da prevenção do câncer de mama, de colo de útero e combate a sífilis - em um simpósio voltado para profissionais e estudantes da área da Saúde nesta quarta, 1º de outubro, no Polo da UFF Rio das Ostras.

A campanha Outubro Verde e Rosa segue com uma grande mobilização no próximo sábado, 4, quando o Centro de Saúde da Extensão do Bosque abre suas portas, das 9h às 17h, para consultas ginecológicas, coleta de preventivo, testagem rápida de sífilis e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, entre outros serviços.

/apidata/imgcache/bafe1e8c8481e10989440ee7e0b5179f.png

SIMPÓSIO - Com o tema “Manejo da Sífilis e Prevenção do Câncer de Colo de Útero com Teste de DNA-HPV” o simpósio desta quarta-feira foi promovido em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, o Departamento de Enfermagem da UFF Rio das Ostras e a Faculdade de Enfermagem da UERJ.

No evento, a subsecretária de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Rosimeri Azevedo, destacou a importância do simpósio no esforço para conter o avanço da sífilis e melhorar os índices de câncer de mama e de colo de útero no Município e no Brasil.

“Só através do conhecimento a gente vai trilhar o caminho da Saúde que todos nós merecemos e queremos. Temos pela frente um desafio tremendo de mudar dados preocupantes. O conhecimento só vem agregar força à nossa luta”, disse Rosimeri Azevedo, que lembrou o empenho do prefeito Carlos Augusto Balthazar e do secretário de Saúde, Fábio Simões, para a realização da campanha.  

/apidata/imgcache/e5afb2261aa15a9f4639745a4bc38fc6.png

Formaram ainda a mesa de abertura as coordenadoras dos programas de saúde da Mulher, Joceana Lopes, e de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais, Bianca Monteiro; Louise de Andrade, representando o departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde; a médica infectologista Fabiana Monteiro, da Secretaria de Saúde; as professoras doutoras Marcela de Abreu Moniz e Ana Claudia Mateus Barreto, do Departamento de Enfermagem da UFF Rio das Ostras, e o Prof. Dr. Ricardo Mouta, da UERJ.

Professor Ricardo Mouta, enfermeiro que começou sua carreira atuando em Rio das Ostras, lembrou a história do Outubro Rosa no Município e destacou a importância da permanência da campanha ao longo dos anos como forma de conscientizar a população e valorizar as estratégias de rastreio das doenças e do diagnóstico precoce. O professor atualizou profissionais e estudantes presentes sobre dados relacionados ao câncer de colo de útero e estratégias de rastreio da doença.

/apidata/imgcache/369387a0878bc106cedeed763cdd3663.png

O evento seguiu com palestras da enfermeira Louise de Andrade, sobre epidemiologia da sífilis no Município, da médica Fabiana Sotero Monteiro, sobre o manejo da sífilis adquirida, em gestante e congênita, e da Profa. Dra. Marcela de Abreu Moniz, que apresentou uma pesquisa participativa sobre sífilis em Rio das Ostras.

MOBILIZAÇÃO – No próximo sábado, 4 de outubro, o Centro de Saúde da Extensão do Bosque, vai promover atividades de orientação e distribuição de material educativo sobre prevenção do câncer de colo uterino, de mama e ISTs.

Entre os serviços haverá coleta de preventivo e consulta ginecológica, além de testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C.

O público também vai receber orientações nutricionais e participar de atividades das Práticas Integrativas de Saúde – PICs.

/apidata/imgcache/79173943e351439fe1b30d1501d5360c.png

Integram essa ação os programas de saúde de Tabagismo, Tuberculose e de Hanseníase, Hipertensão e Diabetes, Saúde Mental e as PICs. Também está prevista participação de equipe da Secretaria de Assistência Social, da OAB e ONGs do Município.