Saúde promove palestras para capacitação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais
Reunião acontece na próxima sexta, dia 3, na Câmara Municipal, a partir das 8h

A Fisioterapia trabalha com o movimento e a mobilidade, enquanto a Terapia Ocupacional se concentra em habilitar ou reabilitar o paciente para as atividades do dia a dia e para o desempenho de seus papéis sociais, seja em contextos hospitalares ou comunitários. Foto: Reprodução
No mês em que se comemora o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional (13 de outubro), a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Coordenação da Fisioterapia da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), realiza nesta sexta, dia 3, a partir das 8h, na Câmara Municipal, uma capacitação específica para os profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Abrindo o evento, o fisioterapeuta e pesquisador Gustavo Telles fará uma palestra com o tema “Dor Musculoesquelética”, abordando as atualizações em neurociência da dor, avaliação funcional, biomecânica, estratégias terapêuticas e papel do fisioterapeuta no cuidado integral de pacientes com dor crônica/persistente.
No período da tarde, a palestra terá como tema “Reabilitação de Pessoas com Amputações” e será ministrada pelo terapeuta ocupacional e conselheiro do Crefito Raphael Correia Caetano. A ideia é discutir os fundamentos e etiologias das amputações, uso de próteses e cuidados funcionais no pré e pós-operatório.
FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL – É importante ressaltar que a importância da Fisioterapia e Terapia Ocupacional reside na promoção da autonomia e da qualidade de vida de indivíduos com deficiências, doenças ou lesões, atuando em conjunto para restaurar a funcionalidade física, psíquica e ocupacional, além de prevenir problemas de saúde.
A Fisioterapia foca no movimento e na mobilidade, enquanto a Terapia Ocupacional se dedica a habilitar ou reabilitar o paciente nas atividades diárias e no desempenho de papéis sociais, tanto em ambientes hospitalares quanto comunitários.