/apidata/imgcache/2bc9e3736cab84a3eacdcbe9c9eb5a4c.png
/apidata/imgcache/4d88aea5b02d4f4dda0cb2d3fc7a3c4c.png
/apidata/imgcache/cbbac0633acb4d9d752b51ff3ac6a0dd.png

Educação de Rio das Ostras celebra “Setembro Azul” com palestras

Ação visa conscientizar sobre a identidade e direitos da comunidade surda

Atualizado em 29/09/2025 às 22:09, por Ricardo Marcogé.

Educação de Rio das Ostras celebra “Setembro Azul” com palestras

As palestras foram ministradas por Angeline Kelyy da Costa Guimarães, Catia Cilene Barreto de Jesus e Rhebeca Victor de Araújo – do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Foto: Divulgação

Este mês, o País se une em uma mobilização fundamental para a promoção e celebração das conquistas da comunidade surda: o “Setembro Azul”. Nesta segunda-feira, dia 29, a Coordenação de Educação Inclusiva, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras, promoveu um ciclo de palestras a fim de debater o acesso à educação e conscientizar sobre a identidade e direitos da comunidade surda.
 
Com o tema “Audiovisual e Comunidade Surda: Tradução Intersemiótica e Inclusão Comunicacional”, as palestras realizadas no Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe) reuniram alunos surdos da Rede Municipal de Ensino, pais e responsáveis, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além das equipes pedagógicas.
 
O evento, promovido junto à equipe do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado - CEMAEE, abordou a importância da educação bilíngue de qualidade e do respeito à singularidade linguística e cultural dos surdos. O objetivo foi promover o diálogo e a inclusão dos alunos da Rede Municipal nas práticas efetivamente bilíngues.
 
As palestras foram ministradas por Angeline Kelyy da Costa Guimarães, Catia Cilene Barreto de Jesus e Rhebeca Victor de Araújo – do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU-INES), além de Cristina Regina Dantas, Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).
 
A programação buscou apresentar o uso dos recursos audiovisuais como ferramentas de inclusão, com legendas, interpretação em Libras e audiodescrição, tornando o conteúdo acessível a surdos e deficientes auditivos, além da produção de conteúdo pela e para a comunidade surda.
 

/apidata/imgcache/e5afb2261aa15a9f4639745a4bc38fc6.png

SETEMBRO AZUL – O "Setembro Azul", também conhecido como "Setembro Surdo", é uma campanha que visa promover a visibilidade, conscientização e valorização da cultura, identidade e direitos da comunidade surda.
 
A iniciativa celebra eventos importantes para os surdos, como o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23 de setembro) e o Dia Nacional do Surdo (26 de setembro), data que marca a fundação do primeiro Instituto Nacional de Educação de Surdos, o INES.