Copa Doulos movimenta Rio das Ostras com esporte e inclusão social neste fim de semana

Como parceira oficial do VMB – Volta ao Mundo Bambas, o maior campeonato de capoeira do mundo, a etapa na cidade promete transformar a praça do Jardim Mariléa em um ponto de encontro para esporte e inclusão social durante o fim de semana.
A partir deste sábado (27), Rio das Ostras recebe a 7ª edição da Copa Doulos, considerada a maior competição de capoeira do interior do Estado do Rio de Janeiro. Reconhecida como parceira oficial do VMB – Volta ao Mundo Bambas, o maior campeonato de capoeira do mundo, a etapa na cidade promete transformar a praça do Jardim Mariléa em um espaço de esporte e inclusão social ao longo do fim de semana.
Nesta edição, o Festival Copa Doulos chega com uma proposta diferente e transformadora. O evento reforça o compromisso com a inclusão social e valoriza o trabalho já desenvolvido pelo projeto “Capoeira para Todos”, que há anos movimenta a praça do Mariléa com aulas gratuitas, às terças e quintas-feiras, sob a organização e cuidados do Mestre Pitú, que também é Guarda Municipal em Rio das Ostras, e do Professor Hulk, que juntos atendem mais de 50 crianças.
Mais do que um torneio, o evento se consolida como um movimento cultural e social. A iniciativa busca dar visibilidade à capoeira como ferramenta de desenvolvimento humano, identidade e cidadania, além de fortalecer o comércio local e valorizar os espaços públicos.
A proposta é oferecer uma experiência única e aberta a toda a comunidade, reunindo famílias, atletas, comerciantes e artistas. “A Copa Doulos é um movimento cultural, de inclusão e transformação, que promove a união entre cidades e gerações, sempre com a capoeira como coração. Além disso, abre portas para grandes conquistas, inclusive vagas no VMB, o Campeonato Mundial de Capoeira, onde já se destacaram atletas de Rio das Ostras. Aqui, mostramos a força desse esporte e que é possível superar desafios e alcançar novos horizontes”, ressaltam Mestre Pitú e Professor Hulk.

Programação esportiva
No sábado, dia 27, acontece a grande competição de capoeira, às 15h, reunindo atletas de diversas cidades. Já no domingo, dia 28, é a vez do batizado e entrega de cordas do projeto Capoeira para Todos, com início às 9h, coroando um fim de semana de aprendizado, confraternização e celebração à arte.
O evento tem recebido apoio do comércio local e de influenciadores da cidade, e a edição deste ano, em parceria com a Sigah Store. Ao longo das edições, vem conquistando vários apoiadores no município, que veem esse movimento com boas perspectivas de futuro para jovens e crianças. Para as empresárias Rogéria M. da Silva e Clediana Cabral da Silva, a iniciativa representa um avanço na valorização da capoeira e no combate ao preconceito que ainda existe em torno da prática no país, além de unir cultura, moda e inclusão social. “Muitos ainda não a reconhecem como esporte, reduzindo a importância e o impacto que a capoeira pode gerar, além de existir barreiras de percepção em função de preconceitos ligados à sua origem cultural, racial e social. Esse festival mostra que a modalidade é muito mais do que isso: é disciplina, cultura e oportunidade para essa turma que sonha com um futuro melhor. Esperamos que todos prestigiem essa grande festa", destaca a parceria Sigah Store.

A Copa Doulos promove integração entre academias de diversas cidades e estados. A disputa acontece em três etapas classificatórias — Cambuci, Itaocara e Rio das Ostras. Cada cidade define seus campeões, que se encontram na grande final em dezembro, quando será revelado o campeão absoluto de cada categoria.