XVI Festa do Feijão celebra safra de 2025 com três dias de música, gastronomia e valorização da agricultura familiar em Rio das Ostras
Evento em Cantagalo reúne gastronomia, shows, concurso tradicional e celebra a safra de 2025, fortalecendo a agricultura familiar de Rio das Ostras.
Rio das Ostras se prepara para celebrar a XVI Festa do Feijão, que acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, no Espaço Pau Brasil, em Cantagalo. Foto: Divulgação
Rio das Ostras se prepara para realizar a XVI Festa do Feijão, entre os dias 21 e 23 de novembro, no Espaço Pau Brasil, em Cantagalo. O tradicional evento, que marca a celebração da safra de 2025, contará com apresentações musicais, gastronomia típica, concurso cultural e ações de valorização dos produtores rurais do município.
A abertura está prevista para sexta-feira, dia 21, às 18h, com o Concurso Rainha da Colheita e Princesinha da Colheita, que recebe jovens moradoras de Cantagalo. No sábado e domingo, a partir do meio-dia, a praça de alimentação funcionará com feijoada e diversos pratos preparados à base do feijão, além da feira de artesanato com produtos que valorizam a cultura local.
A programação musical será um dos destaques da festa. Na sexta-feira, às 19h30, o cantor Rafael Spitz abre a noite com sucessos do pagode. Às 21h30, Samara Souza e Banda encerram a programação com um repertório que vai da MPB ao sertanejo, incluindo samba e forró.
No sábado, 22, o ritmo toma conta do evento com a apresentação da Bateria da Imperatriz Leopoldinense, às 13h. Em seguida, o grupo Mr. Brazuca mantém a animação com sambas e pagodes. À noite, às 20h, Rafael Spitz retorna ao palco, desta vez com um show dedicado ao sertanejo.
O encerramento será no domingo, 23, com a Premiação dos Produtores, marcada para 12h, em reconhecimento à dedicação dos agricultores locais. A partir das 15h, o trio Florrozeiras apresenta clássicos do forró, seguido por Nenel do Forró e Bruno Santos, às 18h, que trazem uma fusão entre o tradicional e o moderno do ritmo nordestino.
Safra 2025: resultado positivo e fortalecimento da agricultura familiar
A XVI Festa do Feijão celebra os resultados da safra de 2025, alcançados por meio da retomada do Projeto Feijão no município. Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com apoio técnico da Emater-Rio, a iniciativa busca incentivar e fortalecer a agricultura familiar.
Foram colhidas 8,2 toneladas de feijão em pouco mais de 12 hectares de área plantada, atingindo uma produtividade de 677 kg por hectare — números considerados expressivos diante do cenário inicial de dificuldades, que incluía maquinários danificados e redução do número de produtores ativos.
O evento conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e TurisRio, produção da Rio Mais Criativo e apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Prefeitura e Câmara Municipal.















