/apidata/imgcache/f1d2c03869cd69700aeb8b9d77c4da86.webp?banner=header&when=1781790346&who=1010
/apidata/imgcache/cbbac0633acb4d9d752b51ff3ac6a0dd.webp?banner=left&when=1781790346&who=1010
/apidata/imgcache/cbbac0633acb4d9d752b51ff3ac6a0dd.webp?banner=right&when=1781790346&who=1010

Vigilância em Saúde de Rio das Ostras marca presença no Maio Amarelo

Atualizado em 01/06/2026 às 23:06, por Ricardo Marcogé.

As atividades contaram com palestras, orientações técnicas e ações de conscientização realizadas em empresas e instituições do município - Foto: Divulgação.

Como parte da programação da campanha Maio Amarelo — movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito — o Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador de Rio das Ostras, vinculado à Superintendência de Vigilância em Saúde, realizou, durante o último mês, diversas ações educativas voltadas para a promoção da segurança no trânsito no Município.

As atividades incluíram palestras, orientações técnicas e ações de conscientização em empresas e instituições do Município, abordando temas relacionados à prevenção de acidentes, responsabilidade no trânsito, direção segura e valorização da vida.

/apidata/imgcache/f1d2c03869cd69700aeb8b9d77c4da86.webp?banner=postmiddle&when=1781790346&who=1010

Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a participação do Departamento de Saúde do Trabalhador na elaboração e apoio à realização da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), fortalecendo a integração entre saúde do trabalhador, prevenção de acidentes e promoção de ambientes laborais mais seguros.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES - O Departamento também reforça o alerta de que os acidentes de trânsito podem estar diretamente relacionados aos acidentes de trabalho, tanto na condição de acidente típico, quando ocorre durante a atividade laboral, quanto nos chamados acidentes de trajeto, caracterizados pelo deslocamento do trabalhador entre sua residência e o local de trabalho e vice-versa.

A iniciativa marca a importância das ações preventivas e educativas como ferramentas fundamentais para redução de acidentes, promoção da saúde e preservação da vida, contribuindo para a construção de uma cultura de responsabilidade e segurança no trânsito e nos ambientes de trabalho.