Saúde Bucal de Rio das Ostras realiza cerca de 50 mil atendimentos em 2025
Ações foram realizadas nas redes de Atenção Primária e Especializada
Kit de escovação Abdalla - Foto: Akilla Ribeiro
A Saúde Bucal de Rio das Ostras nunca foi tão valorizada quanto neste ano de 2025. Ao longo do ano, foram realizados aproximadamente 50 mil atendimentos odontológicos, abrangendo tanto a Rede de Atenção Primária quanto à Especializada, demonstrando o fortalecimento e a ampliação dos serviços oferecidos à população.
Esse avanço foi possível graças à agilização de processos administrativos, que permitiu a aquisição de novos equipamentos odontológicos, como cadeiras, compressores e autoclaves. Atualmente, todas as unidades de saúde contam com autoclave, garantindo mais segurança, qualidade e eficiência nos atendimentos.
Outro importante destaque é a redução significativa das filas de espera dos atendimentos especializados, como endodontia, bucomaxilofacial, periodontia, odontopediatria, ortodontia e atendimento a pacientes com necessidades especiais (PNE). A grande maioria dessas filas foi extinta nesta gestão, com avanços expressivos, especialmente no ambulatório de PNE e na endodontia.
A criação da Central de Marcação também contribuiu para organizar e facilitar o acesso da população aos serviços odontológicos. Atualmente, a central atende às unidades do Jardim Mariléa, Extensão do Bosque (absorvendo a demanda de Nova Cidade), Recanto, Dona Edméia, Nova Esperança e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Além dos atendimentos clínicos, as ações odontológicas nas escolas tiveram um crescimento expressivo de cerca de 200%. O número de atendimentos saltou de 8 mil, no ano passado, para 24 mil, em 2025, beneficiando milhares de crianças. Essas ações contam com o uso de consultórios móveis, possibilitando a realização de aplicação de flúor e Tratamentos Restauradores Atraumáticos (TRA), que é uma técnica odontológica que visa a remoção parcial da cárie e o selamento da cavidade com cimento de ionômero de vidro, utilizando apenas instrumentos manuais e sem necessidade de anestesia. É uma abordagem de mínima intervenção, buscando preservar ao máximo a estrutura dental saudável. Os alunos também tiveram a oportunidade de assistir palestras educativas voltadas à prevenção e à promoção da Saúde Bucal.
Com investimentos, planejamento e ampliação das ações, Rio das Ostras reforça seu compromisso com a Saúde Bucal, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar para toda a população.













