SAAE intensifica serviços no Verão prevenindo alagamentos e poluição em Rio das Ostrasradios
Autarquia mantém trabalho intenso neste início de ano para se antecipar a alagamentos e manter rios e praias livres de poluição
Trabalho inclui vistória e limpeza do sistema de drenagem e fiscalização de ligações irregulares de esgoto - Foto: Divulgação
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Rio das Ostras mantém, durante todo o ano, um cronograma de serviços por toda a Cidade, que inclui vistoria e desobstrução da drenagem e fiscalização de ligações irregulares de esgoto. No Verão, com o aumento da população e a possibilidade de fortes chuvas, características do período, a Autarquia intensifica os trabalhos, antecipando-se a alagamentos e protegendo rios, praias e lagoas da poluição.
O planejamento de ações do SAAE cobre todo o Município e na última semana, contemplou a Orla do Centro, Nova Cidade, além de vistoria em atendimento a denúncias de esgoto clandestino na Enseada das Gaivotas e no Chácara Mariléa.
Na semana passada, as equipes estiveram na Extensão do Bosque, dando continuidade ao trabalho intensivo de vistoria, limpeza das redes de drenagem e fiscalização de ligações irregulares de esgoto no Município.
Os serviços incluem a inspeção e limpeza de caixas ralos, galerias e demais componentes do sistema de drenagem, fundamentais para garantir o correto escoamento das águas das chuvas e prevenir alagamentos.

LIGAÇÕES IRREGULARES – Os técnicos do SAAE, com apoio da Guarda Ambiental, também atenderam a mais uma denúncia de vazamento de esgoto em via pública na Enseada das Gaivotas, na sexta, dia 16.
A equipe se dirigiu à rua Felix Pacheco, onde identificou uma ligação irregular de esgoto na rede de drenagem, feita por um condomínio. Os responsáveis foram multados e notificados a retirar a tubulação imediatamente.
Esse tipo de irregularidade é um dos principais problemas enfrentados pelo sistema, trazendo sérios prejuízos à Saúde Pública e ao meio ambiente.
As ligações clandestinas de esgoto estão diretamente relacionadas à poluição de rios, praias e lagoas – prejudicando a saúde de todos e o meio ambiente.
Dejetos lançados nas redes de drenagem – por onde deveriam escoar somente as águas das chuvas – assim como o lixo descartado indevidamente nas vias públicas levam às galerias gordura e detritos domésticos, que entopem as redes causando também alagamentos em períodos de chuva.
Esses cuidados devem ser mantidos, de forma permanente, em parceria entre Poder Público, iniciativa privada e população.
"A população está acompanhando o empenho da Prefeitura para garantir a qualidade dos sistemas de saneamento de Rio das Ostras e acionando o SAAE para denunciar práticas ilegais, entre outros problemas. A participação da população é fundamental para o sucesso do nosso trabalho", explica Maycon Prata, presidente do SAAE.
DENÚNCIAS – Denúncias de irregularidades no saneamento, incluindo ligações clandestinas de esgoto, podem ser feitas pelo telefone (22) 2771-6422.














