/apidata/imgcache/388d7587e467348c3f4dca6efe21f319.png
/apidata/imgcache/d65889c4241bed088711d0fde59c0ebc.png
/apidata/imgcache/cbbac0633acb4d9d752b51ff3ac6a0dd.png

Rio+Saneamento recebe alunos de Enfermagem da UFF em visita guiada à ETA Rio Dourado

Atividade aproximou estudantes do processo de tratamento da água e destacou sua relevância para a saúde pública

Atualizado em 14/10/2025 às 17:10, por Ricardo Marcogé.

Rio+Saneamento recebe alunos de Enfermagem da UFF em visita guiada à ETA Rio Dourado

Os estudantes foram recepcionados pela equipe de Operações da concessionária, que explicou detalhadamente todo o fluxo de trabalho da estação. Foto: Divulgação

Alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Rio das Ostras, visitaram, na terça-feira (7/10), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado. A atividade teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos futuros profissionais sobre o processo de captação, tratamento e distribuição de água potável, destacando a relação direta entre saneamento básico e saúde pública.


Os estudantes foram recebidos pela equipe de Operações da concessionária, que apresentou todo o fluxo de trabalho da estação — desde a captação da água bruta no rio até os rigorosos controles de qualidade que garantem que a água chegue às torneiras dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

/apidata/imgcache/e5afb2261aa15a9f4639745a4bc38fc6.png

Durante a visita, os alunos puderam acompanhar de perto as etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção. Eles também conheceram o laboratório interno da ETA, onde são realizadas análises físico-químicas e microbiológicas para assegurar a qualidade da água.

“Foi uma experiência enriquecedora que agregou muito à minha formação como futura enfermeira e também como moradora de Rio das Ostras. Pude entender melhor a magnitude dos processos até que a água chegue potável à nossa torneira. Compreender esse cuidado por trás de cada gota que chega às residências nos dá uma base sólida para falar sobre prevenção de doenças com nossos futuros pacientes”, comentou a aluna Sofia Peçanha.
/apidata/imgcache/369387a0878bc106cedeed763cdd3663.png

Durante a visita, eles observaram de perto as etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção. Foto: Divulgação

Segundo o supervisor da Rio+Saneamento, Alan Matos, as visitas guiadas à ETA Rio Dourado fortalecem o vínculo com a população. “Contribuir para a formação de profissionais é sempre muito gratificante. Fortalecer o relacionamento com comunidades acadêmicas é fundamental para disseminar conhecimento sobre o ciclo da água e seu impacto no bem-estar da população, além de promover a conscientização sobre o uso responsável dos recursos hídricos”, afirmou.