Rio das Ostras se une ao Estado para fiscalizar serviços da Rio+Saneamento
Prefeitura de Rio das Ostras e Agenersa realizam fiscalização nos serviços da Rio+Saneamento, cobrando melhorias na qualidade, atendimento e infraestrutura de saneamento na cidade.

Prefeito Carlos Augusto Balthazar, secretários municipais e equipe da Agenersa durante reunião para fiscalização dos serviços da Rio+Saneamento em Rio das Ostras. Foto: Matheus Muller / AscomTi
Técnicos da Prefeitura de Rio das Ostras e da Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado – Agenersa realizam esta semana uma ação especial de vistoria nos serviços prestados pela concessionária Rio+Saneamento. O objetivo é garantir a qualidade do atendimento e infraestrutura de saneamento oferecida à população.
Na terça-feira (26), a equipe da Agenersa se reuniu com o prefeito Carlos Augusto Balthazar e secretários municipais para levantar demandas enviadas pelo Procon, SAAE e outros setores. Participaram também gestores da Rio+Saneamento, que prestaram esclarecimentos sobre os serviços.
💬 “Quero parabenizar o presidente da Agenersa, Rafael Menezes, que ouviu os pedidos que a Prefeitura vem fazendo desde janeiro. Percorrendo a cidade, a equipe vai poder ouvir os moradores e garantir um serviço de saneamento cada vez mais consistente, principalmente com a chegada do verão, quando o consumo aumenta”, destacou o prefeito Carlos Augusto.
Durante a reunião, o prefeito também defendeu a revisão da tarifa de esgoto, considerada injusta em relação à tarifa de água.
Demandas prioritárias
Entre os principais pontos levantados estão:
Solução mais rápida para vazamentos de esgoto que afetem rios, lagoas e praias.
Adequação na recomposição de pavimentos após obras da concessionária.
Melhorias no atendimento e critérios de tarifação, segundo queixas do Procon.
Vistoria e Ouvidoria Itinerante
Desde terça-feira, técnicos da Agenersa realizam vistorias em estações de tratamento de esgoto e elevatórias, em locais como Jardim Marilea, Âncora, Cidade Praiana e Costazul, atendendo demandas da população.
Além disso, Rio das Ostras será incluída na Ouvidoria Itinerante do órgão estadual, permitindo que os munícipes façam denúncias, sugestões e solicitações diretamente à agência. Também é possível contatar a Ouvidoria permanente pelo 0800 024 9040, via formulário online ou e-mail ouvidoria@agenersa.rj.gov.br.
Participantes
Além do prefeito, estiveram presentes:
Renato Vasconcellos, procurador-geral do Município
Maycon Prata, presidente do SAAE, e equipe técnica
Ricardo Torres, secretário de Meio Ambiente
Aline Motta, secretária interina de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas
Luiz Fernandes, coordenador de fiscalização do Procon
Equipe da Agenersa e representantes da Rio+Saneamento