Rio das Ostras participa de qualificação do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil
Formação promovida pelo MEC busca fortalecer práticas pedagógicas de leitura e escrita com professores da Educação Infantil.
Profissionais da Educação de Rio das Ostras participaram do encontro em Campos dos Goytacazes, que reuniu educadores de nove municípios do Norte Fluminense — Foto: Divulgação/Prefeitura
Profissionais da Educação de Rio das Ostras participaram do I Encontro Presencial com Formadores Municipais do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), realizado no sábado (8), em Campos dos Goytacazes. O evento reuniu representantes de nove municípios do Norte Fluminense e marcou o início da qualificação promovida pelo Ministério da Educação (MEC).
O Pro-LEEI, Programa de Formação Continuada em Leitura e Escrita na Educação Infantil, tem como objetivo qualificar educadores da pré-escola — que atendem crianças de 4 a 5 anos — para o fortalecimento das práticas pedagógicas de linguagem oral, leitura e escrita.
Durante o encontro, os participantes puderam trocar experiências e debater estratégias voltadas ao desenvolvimento da aprendizagem na primeira infância. O evento também valorizou o conhecimento construído nas escolas e creches municipais, promovendo o diálogo entre formadores, especialistas e gestores.
A comitiva de Rio das Ostras foi composta por seis profissionais da coordenação pedagógica do Município. A articuladora municipal do programa, Elaine Iecker, destacou a importância da ação:
“O encontro permitiu um espaço de troca e planejamento colaborativo em prol de mais acertos para o público da Educação Infantil. Pudemos conhecer o cronograma e a metodologia da formação. Em 2026, a formação acontecerá durante todo o ano, tanto para formadores quanto para cursistas”, afirmou.
O encontro apresentou ainda os princípios balizadores do Pro-LEEI, as metodologias de trabalho e o planejamento das atividades que serão desenvolvidas com os professores cursistas. No Estado do Rio de Janeiro, o programa contempla 240 formadores municipais, com turmas de até 35 participantes cada.












