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Rio das Ostras implanta e-SUS Regulação e entra em uma nova era da Saúde Pública

Sistema digital faz o gerenciamento das filas de espera, autorizações e agendamentos de consultas e exames, de forma organizada, ágil e transparente

Atualizado em 04/12/2025 às 20:12, por Ricardo Marcogé.

O sistema gerencia as filas de espera, autorizações e agendamentos de consultas e exames de maneira organizada, ágil e transparente. Foto: Alexandre Leite

A Rede Municipal de Saúde de Rio das Ostras está entrando em uma nova fase, utilizando tecnologia de ponta para organizar os serviços, dar mais agilidade e eficiência ao atendimento e, principalmente, dar acesso transparente às informações para a população.

A Prefeitura começa este mês a implantação do e-SUS Regulação, um sistema do Ministério da Saúde desenvolvido para gerenciar as filas de espera, além das autorizações e agendamentos de consultas, exames e outros procedimentos. É o fim da papelada e o início da integração, em tempo real, dos diferentes setores da Saúde.

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O QUE MUDA? “Antes do e-SUS, os pacientes que precisavam agendar consultas e exames poderiam ser registrados em várias listas diferentes, dependendo dos diferentes tipos de atendimentos e unidades de saúde envolvidas. Cada serviço tinha fluxo e tempo diferentes e essas listas de registros também não tinham conexão entre elas. Com a implantação do e-SUS Regulação, o Município dá um passo essencial para entrar na Era da Saúde Digital, com integração, qualidade e transparência”, explica Deiva Motta, subsecretária de Atenção Especializada.  

O sistema centraliza todas as solicitações de consultas, exames e ainda integra essas informações à base de dados do Governo do Estado e Ministério da Saúde.

O e-SUS Regulação possibilita o agendamento, priorização e regulação de consultas, solicitação e gestão de exames e o controle dos procedimentos laboratoriais.

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FLUXO – Quando o paciente busca a Unidade Básica de Saúde, o médico pode identificar a necessidade de exames e/ou consultas com um profissional especialista. Nesse caso, essas solicitações serão incluídas no e-SUS, que gera um código (chave de acesso) para cada solicitação desse paciente.

Quando a solicitação chega à Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria – Coga, a equipe técnica avalia e autoriza, caso esteja dentro dos parâmetros do SUS.

A unidade onde será realizada a consulta ou exame abre a vaga para o atendimento e o paciente será avisado pela Unidade Básica de Saúde na qual ele foi atendido.

Quando o exame ou consulta precisa ser realizado fora da Rede Municipal de Saúde – em unidade do Estado ou Rede Conveniada – o Coga fica responsável por avisar à Rede Estadual, que faz o agendamento em suas unidades. O Coga também avisa à Unidade Básica de Saúde, que informa ao paciente dia, hora e local de seu exame, consulta ou procedimento.

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No dia e local agendados, o paciente vai até a unidade designada levando sua chave de acesso (código).

Cada agendamento gera um código exclusivo. O paciente deve informar esse código na recepção da clínica ou laboratório. Esse procedimento garante que o exame foi feito, evita fraudes e o Município só paga pelo que foi executado.

Outro avanço importante do sistema é o fim da duplicidade de solicitações: o sistema bloqueia pedidos repetidos para a mesma pessoa, tornando a lista real e transparente.

Além disso, todo o trâmite obedece à Lei Geral de Proteção de Dados e aos padrões de segurança do Ministério da Saúde.

PRIORIDADE – O e-SUS Regulação organiza as solicitações e agenda os atendimentos de acordo com critérios de prioridade e não somente por ordem de chegada.

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O sistema utiliza uma classificação de risco: os pacientes com um quadro clínico mais grave (urgência médica avaliada pela equipe técnica do Coga) terão prioridade sobre quem está fazendo um check-up de rotina, por exemplo.

EMERGÊNCIA – É importante esclarecer que o e-SUS Regulação é para procedimentos eletivos (ou seja, atendimentos agendados, ambulatoriais e não-urgentes).

No caso de urgências e emergências, o paciente deve se dirigir diretamente à UPA ou Pronto-Socorro Municipal, sem necessidade de regulação pelas unidades básicas de saúde.

IMPLANTAÇÃO – A implantação do e-SUS no Município está sendo feita em parceria entre a Secretaria de Saúde e a Assessoria de Comunicação e Tecnologia da Informação, sob a liderança técnica da equipe de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação.

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