Rio das Ostras evolui na implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão
Unidade de Saúde de Cantagalo passa a contar com o sistema. Unidade do Mar do Norte deve estar com prontuário eletrônico funcionando ainda este ano
Os dados dos pacientes passam a ser incluidos no Prontuario Eletronico de forma digital e integrada - Foto: Divulgação
A Rede Municipal de Saúde de Rio das Ostras está avançando na implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC. Agora, a Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Cantagalo também conta com o sistema digital. Já a equipe da Unidade do Mar do Norte começou a receber o treinamento do novo sistema, que deve ser implantado naquela unidade até o fim deste mês.
A implantação do PEC amplia o acesso dos cidadãos aos serviços, por meio da tecnologia, promovendo uma abordagem mais integrada e eficiente no cuidado à saúde.
A inovação começou na unidade de Rocha Leão, seguiu para Cantagalo e Mar do Norte. Em uma segunda fase, as demais unidades também serão inseridas no Prontuário Eletrônico, para que, em breve, toda a Rede Municipal de Saúde esteja integrada ao mesmo sistema.
VANTAGENS - O Prontuário Eletrônico é integrado ao sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde (e-SUS APS), de forma que os dados dos pacientes são registrados e enviados diretamente ao Ministério da Saúde, garantindo um acompanhamento mais preciso e integrado.
Essa tecnologia possibilita que o cidadão tenha mais agilidade no atendimento, um histórico de saúde completo e acessível, integralidade e continuidade do cuidado, com mais qualidade.
O sistema permite ainda a padronização das informações dos pacientes de forma segura, incluindo seu histórico e avaliações clínicas, além da prescrição de tratamentos e medicamentos.
Com o PEC é ainda possível emitir atestados e documentos e solicitar exames e procedimentos de forma totalmente digital.
A adesão ao prontuário eletrônico é fundamental para garantir a segurança, a agilidade e a qualidade do atendimento oferecido à população, alinhando a Gestão Municipal às diretrizes nacionais de Saúde Digital.
TELECONSULTA – Outro avanço possibilitado pelo sistema é a teleconsulta, uma funcionalidade própria do sistema eletrônico do SUS (e-SUS).
Considerada uma verdadeira revolução no atendimento, a teleconsulta permite atendimentos de saúde à distância, quando necessário. Com ela, profissionais e pacientes podem se conectar por videochamada. Essa ferramenta representa um grande avanço, especialmente para o acompanhamento de casos crônicos e para levar atendimento a áreas de difícil acesso.
ECONOMIA – Todo o processo está sendo realizado sem custos extras para o Município, uma vez que o sistema é disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde e está sendo implantado em Rio das Ostras por servidores municipais capacitados.














