Rio das Ostras - Cine Cepro faz homenagem a Silvio Tendler
Exibição de “O Futuro é Nosso” é nesta sexta, 12, às 18h30, em memória do cineasta que faleceu no último dia 5

O Ponto de Cultura Cepro faz parte do Cultura Viva, do Ministério da Cultura. O filme é uma produção do Caliban do Sinpro Rio. Foto: Divulgação
O Cine Cepro realiza, na próxima sexta-feira, 12, às 18h30, uma sessão especial em homenagem ao cineasta Silvio Tendler, que morreu em 5 de setembro. A programação traz a exibição do filme O Futuro é Nosso! (2023), no qual o diretor aborda os ataques ao sindicalismo e a resistência dos trabalhadores diante da exploração do capitalismo. A ação promovida pelo Ponto Cultural Centro Cultural de Educação Popular - Cepro em parceria com o Sindicato dos Professores da rede particular de Macaé e Região, busca preservar a memória de Tendler, considerado um dos principais documentaristas do país.
Conhecido como o “cineasta da utopia”, Tendler construiu uma trajetória de mais de cinco décadas marcada pelo engajamento político e pela defesa da memória histórica. Dirigiu mais de 70 filmes e 12 séries de televisão, além de documentários que retratam personalidades cujas vidas foram interrompidas por repressão ou morte precoce.
Entre suas obras mais conhecidas estão Jango, Os Anos JK – Uma Trajetória Política e O Mundo Mágico dos Trapalhões, de 1981. Em seus filmes, registrou as trajetórias de figuras como João Goulart, Juscelino Kubitschek, Carlos Marighella e Glauber Rocha, reforçando sua missão de dar visibilidade a personagens centrais da história brasileira.
A obra de Tandler se consolidou como referência para gerações de realizadores e espectadores interessados em compreender a relação entre política, cultura e memória no Brasil.
O Ponto de Cultura Cepro faz parte do Cultura Viva, do Ministério da Cultura. O filme é uma produção do Caliban do Sinpro Rio.
Serviço
Evento: Cine Cepro especial em homenagem a Silvio Tendler
Filme: O Futuro é Nosso!
Data: 12 de setembro (sexta-feira)
Horário: 18h30
Local: Cine Cepro
Entrada franca