Rio das Ostras amplia cirurgias eletivas e fortalece parceria com Ministério da Saúde
Município recebeu representante do Programa Agora Tem Especialistas e confirmou expansão de investimentos federais para reduzir filas de consultas, exames e cirurgias na Rede Municipal de Saúde.
Reunião em Rio das Ostras debateu ampliação do Programa Agora Tem Especialistas e novos investimentos federais na saúde pública municipal. Foto: Ákilla Ribeiro
A Prefeitura de Rio das Ostras deu mais um passo para ampliar o acesso da população à saúde especializada. Em reunião realizada na última quinta-feira (7), representantes do Ministério da Saúde, gestores municipais e integrantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) discutiram a expansão do Programa Agora Tem Especialistas na cidade e em municípios da Baixada Litorânea.
O encontro contou com a presença do diretor do programa no Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira, do secretário municipal de Saúde, Dr. Fábio Simões, além de representantes de cidades da região e gestores do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea (Cisbali).
Segundo dados apresentados pelo Ministério da Saúde, Rio das Ostras registrou um crescimento de quase 200% no número de cirurgias eletivas realizadas em apenas um ano. O avanço é resultado da aproximação entre o Município e o Governo Federal, que já garantiu novos investimentos e ampliação da oferta de serviços especializados.
De acordo com Fábio Simões, a parceria com o programa federal permitirá novos convênios e ampliação do atendimento especializado no município.
“A presença do Rodrigo Oliveira aqui em Rio das Ostras já é resultado do trabalho permanente liderado pelo prefeito Carlos Augusto na aproximação entre o Município e o Governo Federal. Já conseguimos a Carreta Oftalmológica e agora vamos avançar ainda mais”, destacou o secretário.
Mais recursos e ampliação de cirurgias
A proposta da Secretaria Municipal de Saúde é reduzir e até zerar as filas de espera por cirurgias, exames complexos e consultas especializadas na rede pública.
O Programa Agora Tem Especialistas permitirá, por exemplo, que cirurgias como vesícula, hérnias, artroplastias, procedimentos ginecológicos e cirurgias otorrinolaringológicas sejam realizadas em unidades privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando recursos federais.
Para 2026, o município conquistou mais de R$ 11 milhões em investimentos federais destinados à ampliação dos atendimentos especializados. Segundo a administração municipal, o custeio dessas demandas pelo Governo Federal permitirá que recursos próprios sejam direcionados para outras áreas prioritárias da saúde pública.
Integração regional fortalece atendimento
Durante a reunião, representantes das secretarias de saúde de São Pedro da Aldeia, Casimiro de Abreu e Armação dos Búzios também participaram das discussões sobre fortalecimento da Atenção Especializada em Saúde na Baixada Litorânea.
O diretor Rodrigo Oliveira ressaltou que a pandemia da Covid-19 provocou aumento significativo nas filas de espera por consultas especializadas e cirurgias em todo o País, tornando necessária a ampliação da rede de atendimento.
“O Agora Tem Especialistas é um esforço conjunto entre Governo Federal, estados e municípios para ampliar a oferta de atendimento especializado e reduzir o tempo de espera da população”, afirmou.
Convênios com rede privada
Além das reuniões técnicas, representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde também se encontraram com instituições privadas da região para apresentar oportunidades de convênios pelo programa federal.
A iniciativa busca ampliar a rede credenciada ao SUS em Rio das Ostras e municípios vizinhos, garantindo maior capacidade de atendimento especializado para a população.

Programa amplia acesso à saúde
Criado pelo Ministério da Saúde, o Programa Agora Tem Especialistas tem como objetivo acelerar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias especializadas pelo SUS.
Entre as ações desenvolvidas estão mutirões de atendimento, utilização de unidades móveis de saúde, aquisição de transporte sanitário e fortalecimento da Telessaúde, promovendo mais eficiência, rapidez e ampliação do acesso aos serviços especializados.















