Prefeitura de Rio das Ostras reforça planejamento de segurança para o Réveillon 2026
Reunião no Gabinete do prefeito definiu estratégias integradas e reforço de efetivo para garantir ordem, segurança e tranquilidade durante a virada do ano e a alta temporada.
Com foco na família, Rio das Ostras prepara um esquema especial de segurança para o Réveillon. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Rio das Ostras realizou, nesta segunda-feira (29), uma reunião estratégica para ampliar e alinhar as ações de segurança para o Réveillon 2026. O encontro aconteceu no Gabinete do prefeito e reuniu representantes das Polícias Militar e Civil, da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal, além de integrantes do secretariado municipal.
Durante a reunião, o prefeito Carlos Augusto Balthazar destacou a necessidade de atenção especial a duas áreas consideradas prioritárias: o bairro Costazul, principalmente a Rua Roberto Silveira — onde se concentra grande parte dos bares e casas noturnas da cidade — e a região Central, que tradicionalmente recebe um grande número de pessoas durante a virada do ano.
“Temos dois pontos que exigem atenção redobrada: Costazul, especialmente na região da Roberto Silveira, e o Centro. Trabalhando bem essas áreas, teremos um Réveillon mais tranquilo, com muita alegria, mas, acima de tudo, com ordem”, afirmou o prefeito.
O principal foco do encontro foi a integração operacional entre as forças de segurança, com o compartilhamento de informações em tempo real, definição de protocolos conjuntos, planejamento de rotas, identificação de pontos críticos e ampliação das ações preventivas, baseadas em dados e inteligência. A proposta é garantir uma atuação coordenada e eficiente não apenas na virada do ano, mas também ao longo de toda a alta temporada.
A Polícia Militar confirmou o reforço de efetivo solicitado pela Prefeitura. Segundo o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, coronel Marcelo Guimarães, o município contará com aproximadamente 200 agentes atuando na segurança durante o Réveillon. “Haverá um aumento significativo da presença policial, com reforço de viaturas, motocicletas e efetivo a pé”, informou.
Participaram da reunião os secretários municipais de Segurança Pública, Carlos Menegasi; de Assistência Social, Carlos Correia; de Meio Ambiente, Ricardo Torres; o procurador-geral do Município, Renato Vasconcelos; a presidente da Fundação de Cultura, Rosimeire Teixeira; o delegado titular da 128ª Delegacia de Polícia Civil, Adriano Leal; além do major Luiz Edilson, da Polícia Militar, responsável pelo Programa Segurança Presente, entre outras autoridades.
Projeto Verão
O planejamento também contempla as ações do Projeto Verão, que já conta com o apoio das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal. Desde o início da iniciativa, mais de 50 policiais foram incorporados diariamente ao policiamento da cidade, com o objetivo de garantir mais segurança, ordem e tranquilidade para moradores e turistas que escolhem Rio das Ostras como destino durante a alta temporada.














