Polícia Federal deflagra Operação Side Job 2 contra fraude de diplomas no RJ
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos cerca de 20 diplomas falsos e vários outros documentos. Reprodução/PF
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (17/12), a Operação Side Job 2, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na fabricação e comercialização de diplomas falsos de cursos superiores, técnicos e de ensino médio em todo o Brasil. A ação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Cabo Frio, na Região dos Lagos.
As investigações tiveram início em outubro de 2024, após denúncia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA/RJ). O órgão informou que um indivíduo teria utilizado um diploma falso de bacharel em Engenharia Civil para obter registro profissional, levantando suspeitas sobre a atuação de um esquema criminoso estruturado.
Durante as diligências, os agentes da Polícia Federal apreenderam aparelhos celulares, um disco rígido (HD), aproximadamente 20 diplomas falsos, além de outros documentos que auxiliarão no avanço das investigações. Todo o material foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro para perícia e demais procedimentos legais.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa e falsificação de documento público, cujas penas, somadas, podem resultar em vários anos de reclusão.
As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e possíveis beneficiários do esquema criminoso.












