Agosto Dourado: Macaé intensifica ações de incentivo à amamentação nas unidades de saúde
Campanha segue até o fim de agosto com oficinas, rodas de conversa e orientações em unidades de saúde de Macaé, reforçando a importância do aleitamento materno.

Agosto Dourado em Macaé — Unidades de saúde realizam oficinas, rodas de conversa e ações especiais para apoiar gestantes e puérperas, reforçando a importância da amamentação para a saúde de mães e bebês. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, segue até o fim de agosto com uma programação especial do Agosto Dourado, campanha que reforça a importância da amamentação para a saúde de mães e bebês. As atividades estão sendo realizadas em diferentes unidades da rede municipal e incluem palestras, oficinas, rodas de conversa e orientações especializadas.
Nesta quarta-feira (20), as unidades de saúde dos bairros Malvinas, Novo Horizonte e Ajuda promoveram encontros voltados para gestantes e puérperas. No bairro Malvinas, a oficina “Pega correta e prevenção de fissuras mamilares” esclareceu dúvidas frequentes sobre amamentação, destacando que a posição correta do bebê é fundamental para evitar dores, garantir a produção adequada de leite e o ganho de peso do recém-nascido.
Já na UBS do Novo Horizonte, a equipe realizou uma roda de conversa sobre saúde mental materna, com foco nos desafios emocionais do puerpério e na importância da rede de apoio. A enfermeira Amanda Farias ressaltou que esse espaço permite escuta, acolhimento e troca de experiências entre mães e profissionais de saúde.
Na unidade da Estratégia Saúde da Família do bairro Ajuda, o tema foi “A jornada da gestante”, com orientações sobre vacinação e cuidados durante a gravidez, envolvendo médicos e enfermeiros.
Programação segue até o fim do mês
As ações continuam ao longo de agosto, com destaque para atividades nos bairros Bicuda Grande, Barramares, Bosque Azul e Centro. No dia 25, por exemplo, a UBS Barramares vai oferecer uma tarde especial para gestantes, com roda de conversa, arte gestacional, oficina de rebozo e massagens.
A secretária Executiva da Atenção Básica, Simone Sales, adiantou que a cidade vai ganhar ainda este mês mais uma Sala de Apoio à Amamentação, que funcionará na unidade mista do Bosque Azul.
Dez passos para o sucesso do aleitamento
Dentro da programação, a Secretaria de Saúde reforça também os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, que incluem: capacitação de profissionais, incentivo à amamentação logo após o parto, apoio às mães, amamentação sob livre demanda e criação de grupos de apoio contínuos.
O Agosto Dourado é reconhecido como o mês da conscientização sobre a amamentação e simbolizado pela cor dourada, que remete ao padrão ouro de qualidade do leite materno.